Palavra que resume o filme: FRACASSO.
Um filme provocativo e impactante que revela a realidade das escolas, faz repensar no papel do professor e aborda também a luta e a dificuldade enfrentadas pelos jovens em se descobrir e definir sua identidade diante de vários padrões impostos pela sociedade, a ausência dos pais na vida de seus filhos, a prática do bullyng no ambiente escolar, a depressão na adolescência, mostrando a posição da escola diante deste fato que resulta no aumento da violência e indisciplina escolar.
O protagonista do filme é um professor que é SUBSTITUTO, isto é, seu ambiente de trabalho não é permanente. Sua vida se resume em andar por várias instituições escolares para substituir outros professores, além disso, a vida do professor substituto é bem atordoada e marcada por diversos problemas como a solidão, fracasso, os problemas de saúde de seu avô, seus alunos indisciplinados sem visão de futuro, seus olhares críticos diante de uma sociedade suja e injusta e sua imposição diante dos fatos. Paralelamente aos problemas enfrentados em seu trabalho, o professor conhece uma jovem menor de idade que trabalha como uma prostituta em sua cidade, comovido pelo sofrimento da jovem, ele resolve ajudá-la com objetivo de ter uma nova esperança e de tentar, mesmo que sem recursos, ajudar a juventude. Sobretudo, é um filme que demonstra as fraquezas, desrespeitos, manipulações e opressões sofridas por todos os componentes de uma instituição escolar.
Foi um filme que me fez questionar a maneira de como foi moldado o sistema educacional e a impossibilidade da escola de fazer algo para ajudar os jovens e apoiar o trabalho docente. Mostra também o amor por esta profissão, pois apesar da dura realidade, fracassos e de todos os seus sofrimentos, o substituto não desiste de: EDUCAR!
Esta palavra vai além de transmitir conhecimentos, é acreditar que nossos jovens apesar de suas aparências, seus problemas familiares e da influência da sociedade, são capazes!
O educador em todos os momentos do filme, mesmo sem o apoio da escola e de seus colegas de trabalho, sempre valorizou os seus realizam pelo seus talentos e isto os estimulavam e os animavam. Daí, a importância da relação professor/aluno.
É importante destacar também, que o filme não trata somente da desvalorização do trabalho docente, mas também da desvalorização dos alunos. Pois a situação daquela instituição escolar chegou a um ponto em que os alunos viraram motivo de chacota e humilhação pelos diretores, professores, pais e outros membros da comunidade escolar.
Sobretudo é um filme obscuro em que não há liberdade e saída para resolver os problemas educacionais em que todos os personagens são verdadeiras vítimas ao se verem atados e incapazes de agirem contra a realidade que lhes é imposta de acordo com cada papel desempenhado.
Fez importantes considerações acerca do sistema educacional e sobre a fragilidade de um professor que não consegue se engajar...Profundezas de pensamento.
ResponderExcluir