quarta-feira, 19 de abril de 2017

Relato da aula do dia 18 de Abril de 2017

Esta aula se tratava das primeiras apresentações individuais referentes ao texto de cada colega.
Para começar, o aluno Arian apresentou seu texto, que se tratava da natureza da Ciência e do discurso pedagógico. Foi um texto no qual os autores relatavam diversas críticas em relação ao distanciamento desses dois campos.
Posteriormente, foi a vez do nosso colega Carlos falar de seu texto, já que conseguiu encontrar relações com as palavras do Arian. O texto do Carlos abordava os aspectos sociais do Currículo juntamente com o conhecimento poderoso, isto é, quem tinha poder é quem determinava o que deveria ter no currículo com intuito de defender seus interesses e dominar as classes.
Prosseguindo com as discussõe, a nossa colega Micheli apresentou seu texto, que abordava assuntos relacionados a cultura escolar, que possuía bastante relações com os dois texto anteriores, só que agora, numa perspectiva que mostra a ausência de ligação entre a Ciência e disciplinas no contexto da cultura escolar.
Para fechar, a Maria auxiliadora nos apresentou seu texto que se tratava do Currículo, avaliação e os ciclos da escola. A colega deu bastante ênfase nos ciclos escolares, um modo de organizar a dinâmica de trabalho da escola, seus projetos, blocos, disciplinas, etc. Enfim, foi um modo de explicar como o currículo é organizado/estruturado em relação aos trabalhos da escola.
Para finalizar a aula, a professora Rita fez uma discussão conclusiva que remetia as quatro apresentações de uma maneira bem dinâmica na lusa, já que um texto "puxava" o outro. Foi uma aula muito rica, na qual permitiu conhecer o que há por trás da elaboração do currículo, quais são os interesses envolvidos, como é feita a estrutura curricular, as relações do currículo com a perspectiva cultural, com o cotidiano escolar. Me mostrou quem não são todas as vezes que o currículo irá se encaixar com a escola, disciplinas e cultura escolar, muitas vezes ele é desconexo desses fatores, gerando consequências muito negativas, como a perda da capacidade crítica do aluno, por exemplo.

Um comentário:

  1. Aula coreografada pelo seu texto! É a Teoria Crítica em discussão! Muito bom!

    ResponderExcluir