Apresentarei aqui, os pontos mais importantes , ideias centrais, terminologias, significados e questionamentos do texto que a professora Rita me enviou, intitulado: "Digital e Currículo no início do século XXI" do autor Fernando Albuquerque Costa.
Trata-se de um texto publicado nas Actas da VI conferência internacional das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Seu foco central aborda a presença das TIC's na Educação em uma divisão de 11 partes:
INTRODUÇÃO:
O autor toma como ponto de partida 3 dimensões, formando um triangulo didático: Aluno: Mudaram seus interesses, solicitações, estilo de vida e valores culturais. Professor: Confrontados à mudanças metodológicas diferentes da era tradicional. Saber: Continua sendo "transferido" de forma tradicional, mesmo com facilidade de acessos a informação.
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO RELEVANTES PARA A ESCOLA:
O autor critica com frequência a incapacidade da escola em acompanhar estas transformações devido a nova era digital e tecnológica, marcadas pela presença das tecnologias de informação e comunicação.
INCREMENTO SIGNIFICATIVO DE INFORMAÇÃO E DE FLUXOS DE INFORMAÇÃO:
Esta era digital repleta de informações não contribui somente e restritamente para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Não quer dizer que todos estejam bem informados, já que há a possibilidade de manipulação das informações por quem possui grandes poderes e objetivam defender seus interesses.
A RAPIDEZ DOS PROCESSOS E DAS PRÓPRIAS TRANSFORMAÇÕES:
A rapidez na transmissão de informações, gera uma certa perda de atualização e de renovação, inclusive, as pessoas não conseguem abstrair de forma significativa todas estas informações.
COMPLEXIDADE, IMPREVISIBILIDADE E INTERDEPENDÊNCIA:
O autor defende a ideia de que o conhecimento Científico se torna cada vez mais provisório e repleto de incertezas.
EXCLUSIVIDADE DO PROGRAMA RELATIVAMENTE AO QUE É RELEVANTE APRENDER:
Aborda assuntos relacionados ao "programa" que continua a ser determinante quando se decide o que será objeto de avaliação condicionando os objetos de aprendizagem, os conteúdos a aprender, como avaliar, etc. Além disso, o autor faz várias criticas a escola fechada e tradicional.
FALTA DE ORIENTAÇÃO ESPECÍFICA SOBRE O QUE FAZER COM AS TECNOLOGIAS:
O autor informa que a presença das TIC's no currículo ainda é escassa, não se sabe ao certo o papel das TIC's na aprendizagem. As informações e orientações necessárias, não são fornecidas aos professores. Ainda o uso da internet (fonte de informação) não é prioridade. Revela a importância de tratar esses assuntos como objeto de pesquisa em todas as disciplinas e áreas de conhecimento.
POUCA IMPORTÂNCIA ATRIBUÍDA AO "NOVO ALUNO"
O autor informa sobre a falta de interesse, motivação e estímulos por parte dos estudantes devido a maneira de como os conteúdos são apresentados.
revela a passividade dos estudantes em relação ao método de aprendizagem, sistema/ambiente escolar e o currículo e também destaca que a vida que os estudantes levam, são totalmente desligadas do contexto escolar.
DÉFICIT NA PREPARAÇÃO DOS PROFESSORES:
Aborda a falta de falta de preparação dos professores em relação as questões metodológicas, já que os problemas apresentados não se referem somente as questões técnicas de lidar com a tecnologia. Mas sim, de como fazer o aluno aprender, usando essas tecnologias. Isto remete a pensar também, na formação de professores.
EM JEITO DE CONCLUSÃO:
"A escola tem dificuldades de se ajustar ao século XXI".
Ar de questionamento...
Ar de questionamento...

A escola que não muda, o mundo que se transforma e o papel do currículo nisso tudo. Isso mesmo...ficam os questionamentos.
ResponderExcluir