sábado, 1 de abril de 2017

Relatos da aula do dia 28 de Março de 2017

Foi uma aula muito interessante, na qual nem vi o tempo passar. Aos poucos vou percebendo o quanto meus novos colegas são participativos e o quanto eles gostam de discutir sobre os assuntos educacionais, sendo assim, fiquei tão “presa” na fala e nas opiniões dos colegas que quase não tive muitas falas e exposição das minhas opiniões.A aula foi realizada no prédio do CEDUC da Universidade Federal de Itajubá, na qual as cadeiras foram colocadas em círculo, de modo a facilitar as discussões, uma vez que o espaço era grande e a quantidade de aluno era pouca.O ambiente da sala de aula é muito bem estruturado: Ar condicionado, lousa digital, computadores, cadeiras confortáveis. Julgo tudo isso muito relevante, pois a carga horária da aula é longa e conforto é indispensável para que eu e meus colegas ficassem a vontade.Inicialmente a professora Rita, com suas belas palavras nos apresentou sobre como o currículo é formado e quais são os fatores que influenciam na elaboração do mesmo, como o modelo politico de cada época, quais são os interesses que estão por trás do currículo, quais rumos a sociedade toma a partir do curriculo, qual o futuro do pais e do ser humano por conta do curriculo, etc.Posteriormente, as duas equipes realizaram a apresentação dos textos escolhidos para novas discussões. Os textos eram também sobre currículo e expunham as visões e opiniões de autores especialistas no assunto, o texto da minha equipe abordava um contexto mais histórico do currículo e criticava a teoria tradicional do currículo, ja que nesta abordagem o currículo era constituído sob uma perspectiva taylorista voltada para a produção e industrialização e também possuía uma sequencia lógica, hierárquica e conteúdista. Sendo assim, o currículo era elaborado através de teorias da psicologia como o behaviorismo (condicionamento de Skinner) para a construção de um currículo mecanizado que só defendia os interesses das classe mais favorecidas.Mais tarde, a professora Rita solicitou que assistíssemos o filme “Os substitutos” para uma futura discussão, solicitou que elaborássemos um quadro comparativo sobre a Avaliação nas vertentes Tradicional e crítica, com base nas autoras Isabel Cappeletti, Luckesi e Ana Maria Saul e também responder o que é a “pós-modernidade”.Para finalizar a professora Rita montou o seguinte fluxograma para compreendermos melhor os assuntos que estão sendo abordados nas aulas:


 

Diante do esquema, é possível percebermos que leva ao conhecimento. Mas este conhecimento é específico, ou seja, o conhecimento depende das relações do  professor e do aluno que vão aos poucos construíndo o conhecimento que nunca estará pronto e acabado.



Um comentário:

  1. De repente, pelo seu registro, as aulas. e o ambiente são parte de um currículo em construção...Obrigada pelas belas palavras!

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