quarta-feira, 3 de maio de 2017

Relato da aula do dia 02 de Maio de 2017

Um dos tópicos iniciais desta aula, foi fazer uma breve discussão a respeito do filme "O silêncio", onde todos puderam dar sua opinião sobre o filme ao mesmo tempo que relacionavam-o com o currículo. O principal foco desta discussão, foi perceber o quanto é complexo uma situação em que se tenta arrancar os costumes e culturas de um povo, e isto é justamente o que o currículo faz, pois não se preocupa com quem irá seguir este modelo de currículo. Outro foco importante, foi perceber que por trás do currículo, sempre há interesses por poder assim como ocorre no filme. Dando continuidade a aula, chegou o momento da discussão a respeito do livro "pedagogia da autonomia" do autor/educador Paulo Freire. Foi uma aula bem dinâmica, na qual a professora Rita falou alguns tópicos para que todos os alunos relacionassem-os com alguma frase, palavra ou trecho do livro e em seguida explicassem o motivo para isto, sendo assim, foi uma aula em que todos participaram na mesma medida. A minha atividade ficou da seguinte forma:

Um princípio: "Formar é muito mais do que puramente treinar o educando no desempenho de destrezas"

Um conceito: Ensinar: Um processo de troca entre o aluno e o professor, onde ambos aprendem, ambos tiram suas dúvidas. `Porque (motivo) Antes de ensinar, devemos ter a consciência da importância e da beleza desta tarefa, da importância de fazer a diferença num sistema tão opressor que não se dispõe financeiramente e atenciosamente para oferecer informação e cultura.

Um questionamento: Como cobrar das crianças um minimo de respeito [...] Se o poder público revela absoluta desconsideração à coisa pública. "A realidade é assim mesmo, o que podemos fazer?"

Uma palavra: AMOR!

Uma cena: Do professor ser superior ao seu aluno... saber mais que seu aluno... ser melhor que seu aluno..."Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende, ensina ao aprender". "O aluno deve ser parceiro do professor na construção da aprendizagem".

Lição que fica: Nunca podemos parar de lutar. "Deve haver alegria e esperança".

Um significado: Avaliação: Seria boa se fosse feita juntamente com os alunos, pois a avaliação é para eles e não para o educador.

E assim... A aula finalizou. Vou deixar agora, os pontos mais marcantes do livro e minhas reflexões sobre esta riquíssima aula:

O que ficou gravado em minha mente...
Não devemos transferir conhecimento, mas sim construí-lo. 
Devemos pensar certo e não ensinar conteúdos programados.
Devemos respeitar a autonomia do educando.
Devemos estar dispostos e preparados para mudar, é tarefa difícil mas não impossível.
Devemos promover a formação ética.
Devemos avaliar o aluno pelo o que ele sabe e não para o que o professor queira.
Devemos ensinar para aprender e devemos aprender para ensinar.
Devemos romper o velho e buscar o novo.
Devemos buscar novos conhecimentos, ele não é algo pronto acabado.
Devemos buscar reflexões sobre sua prática pedagógica.

Resultado de imagem para paulo freire charge


 Alguns binômios dessa reflexão...


Discência x Docência

Autonomia x Subordinação

Discurso x Prática

Ensinar x Transferir

Conhecimento x Conteúdo

Transferência x Construção

Velho x Novo

Reflexão x Acomodação

Pesquisar x Repetir


Um comentário:

  1. Que belo registro!!!! Entre docência e discência, a amorosidade e o respeito...Muito bom!!!!!

    ResponderExcluir