Esta aula abordou discussões sobre a BNCC e respondendo as questões propostas pela professora, separando-se cada conteúdo, isto é, cada colega ficou com um conteúdo (Matemática, português, história, geografia...) para analisar.
A minha parte, fiz junto com a colega Giovana, na qual respondemos as questões propostas pela professora em relação a matemática:
1.) A BNCC PROPÕE SUSTENTAR O QUÊ?
Sobretudo, a BNCC sustenta tudo o que os alunos da Educação básica devem aprender, independente de suas origens. Sustenta também o trabalho pedagógico nas escolas, nas diferentes redes de ensino e diferentes componentes curriculares. Assim, ela sustenta sobre o que ensinar (conteúdos necessários para aprendizagem dos alunos) e como ensinar (prática docente em sala de aula) e através dessas duas vertentes, garantir o direito de aprender para todos.
O QUE A BASE NÃO SUSTENTA:
a. A BNCC não traz práticas ou procedimentos específicos para crianças que não acompanham o ritmo. Isso fica a responsabilidade da escola.
b. Não há indicações ou procedimentos específicos para alunos com deficiência. Isso fica na responsabilidade da escola.
c. O coordenador pedagógico deverá promover a formação continuada do professor para colocar em prática a BNCC e os ajustes necessários no planejamento docente.
d. Os temas interdisciplinares foram classificados como áreas especiais, como culturas indígenas e africanas, Educação financeira, Educação ambiental. Em relação a COMO a interdisciplinaridade será colocada em prática, será determinado pelos currículos e pelos projetos pedagógicos das escolas.
A BNCC FALA O QUE DEVE SER FEITO, MAS NÃO FALA COMO DEVE SER FEITO. ELA SIMPLESMENTE JOGA AS RESPONSABILIDADES NA ESCOLA QUE DEVE CUMPRIR O QUE ESTÁ LÁ.
NA MATEMÁTICA AS BNCC PONTUAM QUE:
O conhecimento matemático é necessário para todos os alunos da Educação Básica, seja por sua grande aplicação na vida atual,seja pelas suas potencialidades na formação de cidadãoscríticos, cientes de suas responsabilidades sociais.
A Matemática cria sistemas abstratos, que organizam einter-relacionam fenômenos, e que esses sistemas contêm ideias e objetos que são fundamentais para acompreensão de fenômenos, a construção de representações significativase argumentações consistentes nos mais variados contextos.
O desenvolvimento dessas habilidades (COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DA MATEMÁTICA) está intrinsecamente relacionadoa algumas formas de organização da aprendizagem matemática,com base na análise de situações da vida cotidiana, de outras áreas doconhecimento e da própria Matemática.
COMPETENCIAS MARAVILHOSAS, PORÉM SENTI FALTA DE FALAR SOBRE A ORIGEM DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO (HISTÓRIA DA MATEMÁTICA) E DOS ALUNOS RECONHECEREM A IMPORTANCIA DO PAPEL DO PROFESSOR DE MODO A VALORIZAR O PROFISSIONAL.
QUESTIONAMENTO: O DOCUMENTO NÃO É CLARO PARA OS PROFESSORES. HAVERÁ DOCUMENTOS POSTERIORES, AUXILIANDO O PROFESSOR EM SUA PRÁTICA? MUITOS DOS OBJETIVOS PROPOSTOS SÃO AMPLOS E VAGOS PARA O PROFESSOR. SEM DÚVIDA, HAVERÁ NECESSIDADE DE DOCUMENTOS COMPLEMENTARES QUE SUBSIDIEM O SEU TRABALHO NA SALA DE AULA. DO CONTRÁRIO, HÁ RISCOS DE QUE SE CUMPRA COMO UMA PRESCRIÇÃO, SEM COMPREENSÃO MATEMÁTICA POR PARTE DOS ALUNOS E DOS PROFESSORES.
2.) APONTAR NOS CONTEÚDOS ELENCADOS A CONTEXTUALIZAÇÃO DOS PRINCÍPIOS QUE ESTÃO NA INTRODUÇÃO DAS BNCC .
• INTERDISCIPLINARIDADE:
Números: Favorecer um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro. Exemplo: Desenvolver um projeto com a História visando ao estudo do dinheiro e sua função na sociedade, da relação entre dinheiro e tempo, dos impostos em sociedades diversas, do consumo em diferentes momentos históricos.
Álgebra - Na Álgebra estuda-se o conceito de Algoritmo, conceito este que pode ser utilizado e aplicado a inúmeras outras áreas como a computação. Não há exemplo.
Geometria – Pode auxiliar a resolver problemas de diferentes áreas do conhecimento. Exemplo: Trabalhar com grandezas e medidas na Ciência (densidade, grandezas e escalas do Sistema Solar) e na Geografia (coordenadas geográficas, densidade demográfica, escalas de mapas e guias etc). Trabalhar também com Probabilidade e Estatística na Ciência (problema da vida cotidiana)
INTERDISCIPLINARIDADE É BEM ESCASSA. E NÃO DÁ APOIO AO PROFESSOR À COMO TRABALHAR INTERDISCIPLINARIDADE. SEM FALAR QUE A INTERDISCIPLINARIDADE NÃO FICOU EXPLICITA EM CADA EIXO E TAMBÉM, ELA SE PERDEU NA EDUCAÇÃO INFANTIL. NÃO HÁ INTERDISCIPLINARIDADE NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
PARECE ESTRANHO QUE UM DOCUMENTO QUE DIGA VALORIZAR A INTERDISCIPLINARIDADE NÃO SE REFIRA DE MANEIRA CLARA E OBJETIVA ÀS TENDÊNCIAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DEBATIDAS, PESQUISADAS TANTO NO BRASIL COMO NO EXTERIOR, COMO: ETNOMATEMÁTICA, INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, MODELAGEM MATEMÁTICA, ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA.
• MULTICULTURALISMO
NÃO HÁ A NECESSÁRIA APROXIMAÇÃO ENTRE OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS E O UNIVERSO DA CULTURA, COMO PRINCÍPIOS QUE SÃO O PONTO DE PARTIDA PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA. E TAMBÉM, FICA BEM CLARO NA BNCC QUE ELA DEVE SER SEGUIDA PELAS ESCOLAS EM TODOS O TERRITÓRIO BRASILEIRO, INDEPENDENTE DO LUGAR, DA CULTURA E COSTUMES DOS ESTUDANTES. ELA NÃO SE PREOCUPOU COM ESTA PARTE. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM ESTÃO DESPROVIDOS DE APROXIMAÇÕES ENTRE O CONHECIMENTO MATEMÁTICO E O UNIVERSO CULTURAL DO ESTUDANTE, EM CONTRADIÇÃO COM OS DOCUMENTOS INTRODUTÓRIOS DA PRÓPRIA BNCC.
• CONTEXTUALIZAÇÃO
OS PRINCÍPIOS DE CONTEXTUALIZAÇÃO NÃO SÃO IDENTIFICADOS NO DOCUMENTO, CONTRADIZENDO O PRÓPRIO DOCUMENTO.
3.) OBSERVAR SE HÁ HIERAQUIZAÇÃO DE SABERES.
PRIORIDADE: PORTUGUÊS E MATEMÁTICA. A PRÓPRIA ORDEM DO CORPO DO DOCUMENTO DEIXA ISTO EXPLÍCITO.
EM RELAÇÃO A MATEMÁTICA, NÃO TEM COMO VER SE HÁ HIERARQUIZAÇÃO DO SABER. O DOCUMENTO SEGUE UMA ESTRUTURA LÓGICA COM NÍVEIS DE DIFICULDADE CRESCENTE DE ACORDO COM CADA GRAU DE ESCOLARIDADE E IDADE DO ALUNO. NESSA DIREÇÃO, A BNCC PROPÕE CINCO UNIDADES TEMÁTICAS, CORRELACIONADAS, QUE ORIENTAM A FORMULAÇÃO DE HABILIDADES A SER DESENVOLVIDAS AO LONGO DO ENSINO FUNDAMENTAL. CADA UMA DELAS PODE RECEBER ÊNFASE DIFERENTE, A DEPENDER DO ANO DE ESCOLARIZAÇÃO (CURRÍCULO ESPIRAL). DESDE QUE O PROFESSOR TENHA UM FORMAÇÃO ADEQUADA PARA FOCAR OS CONTEÚDOS DE MANEIRA ADEQUADA À SÉRIE EM QUE ESTÁ TRABALHANDO. NESTE PONTO VEMOS O QUANTO É FUNDAMENTAL UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES!
4.) CORRESPONDÊNCIA DOS CONTEÚDOS POR SÉRIE COM AS IDADES E MATURIDADE DOS ALUNOS.
TUDO DEPENDE DA FORMAÇÃO QUE O PROFESSOR DE HOJE (O QUE ESTÁ DENTRO DAS NOSSAS SALAS DE AULA) TEM PARA TRABALHAR ESTES CONTEÚDOS DIDATICAMENTE DE ACORDO COM A IDADE DO ALUNO.
HÁ CONCEITOS QUE DEPENDENDO DA FORMA DE SEREM ABORDADOS SERÃO EXTREMAMENTE ÁRIDOS PARA A CRIANÇA MANIPULAR E PRODUZIR UM APRENDIZADO.
POR EXEMPLO,
• PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA: SÃO MUITO SUBJETIVOS PARA SEREM TRABALHADOS NOS ANOS INICIAIS, DEPENDE DA FORMA QUE O PROFESSOR IRÁ TRABALHAR ISTO COM OS ALUNOS E ISTO NÃO ESTÁ EXPLICITO NA BNCC, QUE SOEMENTE FALA O QUE DEVE SER TRABALHADO, MAS NÃO FALA COMO IRÁ SER TRABALHADO. POR EXEMPLO A CRIANÇA VER CONCEITOS COMO:
PRIMEIRO ANO: NOÇÃO DE ACASO LEITURA DE TABELAS E DE GRÁFICOS DE COLUNAS SIMPLES; COLETA E ORGANIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES; REGISTROS PESSOAIS PARA COMUNICAÇÃO DE INFORMAÇÕES COLETADAS...
SEGUNDO ANO: ANÁLISE DA IDEIA DE ALEATÓRIO EM SITUAÇÕES DO COTIDIANO COLETA, CLASSIFICAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DE DADOS EM TABELAS SIMPLES E DE DUPLA ENTRADA E EM GRÁFICOS DE COLUNAS...
TERCEIRO ANO: ANÁLISE DA IDEIA DE ACASO EM SITUAÇÕES DOCOTIDIANO: ESPAÇO AMOSTRAL, LEITURA, INTERPRETAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DE DADOSEM TABELAS DE DUPLA ENTRADA E GRÁFICOS DE BARRAS COLETA, CLASSIFICAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DE DADOSREFERENTES A VARIÁVEIS CATEGÓRICAS, POR MEIO DETABELAS E GRÁFICOS.
QUESTIONAMENTO...???? QUAL É O VERDADEIRO DOMÍNIO QUE O PRÓPRIO PROFESSOR TEM DESSES CONCEITOS...???
• RETAS E TRAÇADOS NO QUARTO ANO: QUAIS SÃO AS INTENÇÕES AO PROPOR O USO DESSES INSTRUMENTOS? SABEMOS QUE O ALUNO NESSA FAIXA ETÁRIA TEM DIFICULDADES PARA UTILIZAR A PRÓPRIA RÉGUA. ESPERA-SE QUE ELE ADQUIRA HABILIDADES MOTORAS, AO MANIPULAR A RÉGUA E ESQUADRO OU DOIS ESQUADROS?
• REPRESENTAÇÃO E RECONHECIMENTO DE FRAÇÃO: ONDE FICA A COMPREENSÃO DE FRAÇÃO? ELA É UM CONCEITO MUITO COMPLEXO PARA ESSA FAIXA ETÁRIA (4 ANO) E PRECISA SER TRABALHADA DE FORMA CONTEXTUALIZADA, PREFERENCIALMENTE, EM CONTEXTOS DE MEDIDA. PORÉM A CONTEXTUALIZAÇÃO SE AUSENTA NA MATEMÁTICA.
5.) A ÁREA DE MATEMÁTICA SUSTENTA CURRÍCULOS RIZOMÁTICOS (PROJETOS)? SUSTENTA CURRÍCULOS INTEGRADOS?
CURRÍCULO RIZOMÁTICO: NA ÁREA DA MATEMÁTICA, OS CONTEÚDOS FORAM APRESENTADOS DE UMA FORMA BEM ISOLADA, ASSIM NÃO É APRESENTADO UM CURRÍCULO RIZOMÁTICO, VISTO QUE A INTERDISCIPLINARIDADE E PROJETOS LIGADOS A OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO, FOI BEM ESCASSA E NÃO SE APRESENTOU DE FORMA EXPLICITA E QUANDO FOI APRESENTADA, FOI DE UMA FORMA MUITO VAGA NA QUAL SÓ CITOU ALGUNS EXEMPLOS E ALGUNS POUCOS CONTEÚDOS, SEM AO MENOS INFORMAR AO PROFESSOR COMO ESSAS ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES DEVEM SER FEITAS.
CURRÍCULO INTEGRADO: NA PARTE DA MATEMÁTICA TAMBÉM NÃO HOUVE A APRESENTAÇÃO DE UM CURRÍCULO INTEGRADO (EU NÃO CONSEGUI ENXERGAR ISSO ESPECÍFICO A MATEMÁTICA). MAS SIM A APRESENTAÇÃO DE UM CURRÍCULO ESPIRAL QUE PERMITE QUE O ALUNO VEJA O MESMO CONTEÚDO EM DIFERENTES NÍVEIS DE PROFUNDIDADE E MODOS DE REPRESENTAÇÃO DE UMA FORMA CRESECENTE QUANTO AOS NÍVEIS DE DIFICULDADE E GRAU DE ESCOLARIDADE.
QUESTIONAMENTO: ASSIM, NUM CONTEXTO GERAL (BASE TODA) COMO PENSAR EM UM CURRÍCULO INTEGRADO COM UMA BASE QUE PROMOVE HIERARQUIZAÇÃO DE SABERES (FOCO EM PORTUGUÊS E MATEMÁTICA)?
Assim que todos os colegas fizeram seus apontamentos, a aula se deu por encerrada.
Para a próxima aula ficamos de:
-Apresentar os capítulos do livro proposto pela professora. (Cada colega ficou com um capítulo)
-Trazer propostas de melhoria/mudança/complementação da BNCC de acordo com cada conteúdo.
Iremos discutir esses assuntos na aula do dia 30 de Maio de 2017.
Há aqui uma importante análise da BNCC. Muito bem captada!!!
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