sábado, 13 de maio de 2017

Relato da aula do dia 09 de Maio de 2017

Nesta aula, discutimos os textos apresentados em dupla pelos colegas. Tivemos a oportunidade de trabalhar um pouquinho do Ato curricular em uma perspectiva Etnometódica.

Ao final desta aula, a professora Rita nos sugeriu que fizéssemos um relato dessa aula, centralizando duas palavras. Sendo assim, fiquei com as palavras: Ágora Cultural e Intervenção.

Então aí vai o meu pequeno texto, ou melhor, a minha reflexão elencando estas duas interessantes palavras:

Diante do contexto curricular em que vivemos, percebo que há uma necessidade de promoção de uma autonomia curriculante, isto é, é preciso lutar para a obtenção  de um reconhecimento, direito e afirmação cultural na educação, principalmente no currículo.

O motivo dessa necessidade que julgo relevante para a nossa discussão se dá pelo fato das questões culturais serem ainda, trabalhadas de forma escassa e inadequada no Currículo, resultando em uma educação excludente que transforma os alunos em meros atores sociais que são indexados e silenciados em todos os sentidos por este atual sistema curricular e educacional em que professores ficam passivos e aplicadores de um currículo que impõe e preescreve o que os alunos devem "ingerir" a qualquer custo.

Como consequência, alunos e professores ficam inviabilizados de construir o Ato de Currículo, isto é, aquilo que cria e possui etnométodos com os quais interpretam e agem de acordo com suas questões culturais. Sobretudo, o ato curricular pode ser visto como uma forma de INTERVENÇÃO curricular, ao fornecer "brechas" para que os atores sociais vivenciem situações e experiências que não estão pré-estabelecidos em um currículo.

Diante dessas perspectivas, felizmente ainda há motivos para se ter esperanças, pois é por meio do ato curricular que os educadores devem enxergar a possibilidade de construir aos poucos um Etnocurrículo para ensinar seus alunos de acordo com sua cultura, promovendo um ÁGORA CULTURAL com o que está preescrito no currículo imposto, isto é, o que está prescrito no currículo deve estar relacionado com a cultura de um povo local para obtenção da tão necessária autonomia curriculante.

Questionamento...

Resultado de imagem para cultura

O atual e único currículo tal como é abordado, apresentado e imposto, faz sentido para todos?


Um comentário:

  1. Suas considerações sobre etnocurrículo são muito pertinentes e a ilustração corresponde ao que foi discutido. Muito perspicaz!!!

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