quinta-feira, 18 de maio de 2017

Relato da aula do dia 16 de Maio de 2017

Inicialmente, a aula começou com todos os alunos fazendo apresentação sobre os seus textos. 
Assim, a discussão começou com as colegas Priscila e Giovana que abordaram assuntos relacionados ao currículo e a realidade dos alunos. Neste aspecto pudemos concluir que o atual currículo escolar é muito desligado da realidade dos estudantes, isto é, estes não conseguem transpor o que vêem na escola para seu cotidiano. Não sabem a razão de estar ali no ambiente escolar, aprendendo determinado conteúdo. Não sabem onde aplicá-lo.
Após a discussão do texto das meninas, chegou o momento de cada colega ler o seu texto que deveria conter as duas palavras determinadas pela professora Rita (o meu texto se encontra no post anterior).

O primeiro a ler o texto foi o Arian que falou sobre a descentralização do currículo, no sentido de que o currículo não leva em consideração a identidade dos alunos e dos professores.

A próxima a ler seu texto foi a colega Úrsula que nos levou a questionar sobre os motivos que levam a pensar sobre o currículo, isto é, o currículo é feito para quem? Por quê? Para quê? e Refletindo sobre essas questões, penso que o currículo foi feito para todos os estudantes, independentes de sua realidade e subjetividade. Acredito que ele foi feito com intuito de defender os interesses de classes dominantes para adquirir muito mais poder, dentro desta ideologia capitalista que vivemos atualmente.

Prosseguindo, foi a minha vez de ler o meu texto que focalizei muito na questão do ato curricular com objetivo de mostrar que nós professores devemos ter esperanças, afinal, o ato curricular permite que brechas sejam abertas para que aconteçam vivências e experiências significativas no âmbito escolar, que não estão preescritos no currículo.

Posteriormente, a Auxiliadora abordou o assunto de avaliação que mais se parecem com testagens, que são meramente quantitativas e que não consideram a capacidade de cada aluno. São avaliações somente para medir um conhecimento pré-determinado que os alunos devem ter e isso, me deixa muito assustada! É preciso repensar nos métodos de avaliação da escola. Pois do jeito que está é a mesma coisa de um peixe ter que atingir as mesmas metas que um elefante! Isso tira o talento dos alunos!

E assim... a aula foi prosseguindo... até que o Carlos finalizou a discussão nos mostrando um vídeo sobre a ideologia e a maneira que enxergamos a sociedade.

Demos continuidade a aula com a discussão do BNCC, para finalizar ficamos de trazer comentários sobre a BNCC respondendo as questões propostas pela professora.

E assim...

Aula finalizou!

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