quarta-feira, 10 de maio de 2017

Uma proposta de atividade etnometódica na Matemática: A etnomatemática e o ensino em comunidades índigenas


SUGESTÃO DE LEITURA:

A seguir sugiro a leitura de um artigo que julgo muito interessante, pois aborda um exemplo prático do que estamos aprendendo no curso de Avaliação e Currículo da professora Rita Stano dentro da área de Educação Matemática.

O título do artigo é: "A ETNOMATEMÁTICA NO MEIO INDÍGENA"

Dos autores:  Priscila Arcego,  Luzielli Franceschi, Juliane Berlanda e Nilce Fátima Scheffer.


 O artigo apresenta um estudo realizado a respeito da Etnomatemática com ênfase na educação indígena e destaca a importância da valorização da cultura e do contexto em que a escola está inserida em sala de aula, principalmente quanto às tradições de cada povo. Além disso, neste artigo foi apresentada a sua utilização no desenvolvimento dos conteúdos matemáticos em sala de aula e uma situação real em que a matemática está presente no dia-a-dia dos povos indígenas, como a construção de uma canoa de rikbaktsa como esta da figura abaixo:



Achei o artigo bem legal, já que aborda a minha área, que é a matemática com os atos de currículo em uma perspectiva etnometódica.
Aqui se encontra o link do artigo completo:

http://sbem.web1471.kinghost.net/anais/XIENEM/pdf/565_1068_ID.pdf

Espero que gostem e que façam uma boa leitura!


Um comentário: